história

A Torcida Organizada Camisa 12 é primeira torcida organizada do Sport Club Internacional, clube de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Fundada em 1969 ( mesmo ano de inauguração do estádio Gigante da Beira-Rio ) por Vicente Rao, Ernani Becker, Jorge Birolho, Flávio Ilha Couto e Victor Tavares do Santos, a Camisa 12 é a torcida organizada mais antiga do sul do país e uma das mais tradicionais do Brasil.

Posicionada, desde a sua criação, na parte superior do Estádio Beira-Rio, a partir de 1994 a Camisa 12 passou a ocupar a parte inferior do estádio, atrás do gol do antigo placar. No ano de 2015, depois da reforma do estádio Gigante da Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014, mudou-se de local e hoje situa-se na arquibancada inferior, com entrada pelo portão 3. Após um recadastramento em 2015, conta hoje com aproximadamente 1.000 associados ativos, sendo atualmente a maior organizada do estado. Seu lema é Ontem, Hoje e Sempre, e é conhecida no meio das torcidas como “A maior do sul”. Atualmente possui inúmeros comandos espalhados pelo Brasil inteiro.

Ontem, hoje e sempre.

Na década de 90, quando a Federação Gaúcha de Futebol premiava a melhor torcida do Campeonato Gaúcho, foi a entidade que mais levantou a taça. Foi pioneira no Sul do país por confeccionar o primeiro bandeirão, medindo aproximadamente 3.800m². Também foi precursora em fazer festas utilizando mosaicos.

Com eleições democráticas a cada 2 anos, novamente inovou, sendo a primeira torcida organizada a ter como presidente uma mulher, eleita por maioria significativa no ano de 2012, reeleita em 2014 e novamente mantida no ano de 2016.

Tem uma relação de longa data com o carnaval de Porto Alegre através da Escola Imperadores do Samba, maior vencedora do carnaval do estado e reconhecidamente intitulada a Escola do Povo, inclusive com ala própria.

Sua cor principal é o branco e a secundária é o vermelho. Seu mascote, adotado no início dos anos 2000, o macaco, foi uma resposta da torcida Colorada ao pré conceito que a torcida rival tinha dos aficionados do Sport Club Internacional, por serem considerados uma torcida do povo.

Possui hoje uma sede localizada em frente ao seu estádio, o Gigante da Beira-Rio, situada na Avenida Padre Cacique, região Centro-sul da capital Rio-grandense, bairro de excelente localização na cidade.